AutoCAD 2016: Projeto Arquitetônico de Acordo com a ABNT NBR 6492:1994

AutoCAD 2016: Projeto Arquitetônico de Acordo com a ABNT NBR 6492:1994

Baseado em 2 avaliações
  • 159 Alunos matriculados
  • 41 Horas de duração
  • 138 Aulas
  • 16 Módulos
  • 1 ano de suporte
Parcele em 10x R$ 34,86 (ou R$ 297,70 à vista)
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"O melhor curso de AutoCAD que conheço! Um curso completo, com todos os detalhes possíveis sobre o AutoCAD e sobre os projeto arquitetônicos de acordo com a ABNT NBR 6492:1994. Ainda possui uma gama incrível de famílias inteligentes que poupam muito tempo na hora de desenhar, e também com aulas bônus de como criar blocos dinâmicos!"
Roberto Vieira Netto
mais avaliações

Agora ficou extremamente mais simples e rápido inserir blocos no AutoCAD!

Bem-vindos ao modo de inserção de “blocos inteligentes”!

Utilizando sua experiência como professora de projeto em faculdades de arquitetura em São Paulo, aliada aos vários anos em que atuou como arquiteta em renomados escritórios da capital paulista, neste exclusivo curso a professora Roberta Vendramini ensinará você a manusear blocos dinâmicos, nos quais planta, corte e vistas são reunidos em um único desenho inteligente!

Vejam como funciona este método extraordinário e definitivo para aumentar sua produtividade no AutoCAD.

Esqueça as intermináveis inserções de blocos cada vez que tiver que modificar as escalas ou as vistas frontal, lateral, planta baixa, cortes e outros. A professora Roberta Vendramini encontrou uma maneira incrível de ir direto ao ponto com um único clique: desenhou no AutoCAD todos os símbolos da ABNT NBR 6492: representação de projetos de arquitetura.

O resultado: uma biblioteca completa, com todos os blocos a seu alcance quando quiser!

Mas, “ainda podia melhorar”, pensava…

Nesse período, ela foi apresentada à arquiteta Mônica Fisher, especialista emdesenvolvimento de blocos inteligentes para AutoCAD.

Foi quando “a cortina se abriu”!!!

A professora Roberta se perguntou: por que não transformar o que já é muito bom, em algo totalmente inédito e, melhor: extremamente prático e de altíssimo nível??

A ideia bacana: ela contratou a arquiteta Fisher para transformar todos seus blocos criados com os símbolos da ABNT em blocos inteligentes para serem aplicados em qualquer escala!

E mais: tudo automaticamente!!!

Depois de tudo pronto, a professora se interessou tanto pelo assunto, que resolveu também aprender como criar os blocos inteligentes, reunindo todo esse excelente conteúdo neste curso pensado, criado e feito especialmente para você, aluno ou profissional da área de arquitetura!

Até então isso não era possível, mas agora você pode ter isso a seu alcance!!!

Com a biblioteca inteligente pronta, a professora Roberta também criou também vários blocos para mobiliário!

Imagine ter em um único bloco de fogão, por exemplo, as opções para planta baixa, cortes e vistas? E ainda: você não será mais obrigado a ficar inserindo vários e vários blocos durante a elaboração do desenho, pois seu projeto será feito 100% dentro da ABNT automaticamente bastando, para isso, ter template e os blocos corretos!!

Pois tudo isso está disponível neste novo curso!!

Ele é essencial e muito útil tanto para o aluno iniciante quanto para o profissional experiente que trabalha com AutoCAD!

Ainda mais: como bônus, você ainda ganha a biblioteca completa com os blocos inteligentes para facilitar sua vida no AutoCAD!!


Este curso dá direito a certificado de conclusão ao aluno que enviar os exercícios para avaliação e atingir 70% de acertos.

O certificado (com selo ABED) será emitido em pdf de alta resolução, com assinatura da profª Roberta Vendramini, proprietária da Cursos Construir:


1 ano Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 1 ano após a matrícula.

Alunos e profissionais das áreas de Arquitetura e Construção Civil. 

Roberta Vendramini
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Conteúdo Programático

  • 1. ARQUIVO CTBs
  • 2. MÓDULO 01: MATERIAL PARA DOWNLOAD
  • 3. MÓDULO 02: MATERIAL PARA DOWNLOAD
  • 4. MÓDULO 03: MATERIAL PARA DOWNLOAD
  • 5. MÓDULO 04: MATERIAL PARA DOWNLOAD
  • 6. MÓDULO 05: MATERIAL PARA DOWNLOAD
  • 7. MÓDULO 06: MATERIAL PARA DOWNLOAD
  • 8. MÓDULO 07: MATERIAL PARA DOWNLOAD
  • 9. MÓDULO 08: MATERIAL PARA DOWNLOAD
  • 10. MÓDULO 09: MATERIAL PARA DOWNLOAD
  • 11. MÓDULO 10: MATERIAL PARA DOWNLOAD
  • 12. MÓDULO 11: MATERIAL PARA DOWNLOAD
  • 13. MÓDULO 12: MATERIAL PARA DOWNLOAD
  • 14. MÓDULO 13: MATERIAL PARA DOWNLOAD
  • 1. Aula 1.1: O que significam ABNT, NBR e NR?
  • 2. Aula 1.2: Principais normas técnicas para desenho arquitetônico
  • 3. Aula 1.3: Elementos básicos de um projeto arquitetônico: plantas, cortes e fachadas
  • 4. Aula 1.4: Noções básicas de escalas
  • 5. Aula 1.5: Noções básicas de peso gráfico e hierarquia de linhas
  • 1. Aula 2.1: Download e instalação do AutoCAD 2016 (versão educacional)
  • 2. Aula 2.2: Tela de boas-vindas ou New Tab
  • 3. Aula 2.3: Interface do usuário
  • 4. Aula 2.4: Configuração básica da área de trabalho
  • 1. Aula 3.1: Abrindo e salvando arquivos em diferentes versões do AutoCAD
  • 2. Aula 3.2: Algumas teclas e dicas úteis
  • 3. Aula 3.3: Comandos de visualização (ZOOM e PAN)
  • 4. Aula 3.4: Modos de seleção (WINDOW, FENCE e LASSO)
  • 5. Aula 3.5: Trabalhando com precisão (OBJECT OSNAP)
  • 6. Aula 3.6: Comandos LINE, POLYLINE, EXPLODE e JOIN
  • 7. Aula 3.7: Comandos COPY, MOVE, ROTATE e MIRROR
  • 8. Aula 3.8: Comando STRETCH e ALIGN
  • 9. Aula 3.9: Comandos OFFSET, TRIM e EXTEND
  • 10. Aula 3.10: Comandos FILLET E CHAMFER
  • 11. Aula 3.11: Comandos RECTANGLE, CIRCLE e ARC
  • 1. Aula 4.1: Criando e configurando novos LAYERS
  • 2. Aula 4.2: Configurando LAYERS para linhas tracejadas e linhas com traço e ponto
  • 3. Aula 4.3: Gerenciando LAYERS
  • 4. Aula 4.4: Templates para projetos de arquitetura no AutoCAD
  • 5. Aula 4.5: Como criar e instalar um novo template
  • 1. Aula 5.1: Processo de geração de uma planta baixa e apresentação do projeto base do curso
  • 2. Aula 5.2: Desenhando o terreno
  • 3. Aula 5.3: Desenhando paredes externas
  • 4. Aula 5.4: Desenhando paredes internas
  • 5. Aula 5.5: Abrindo vãos de portas e janelas
  • 6. Aula 5.6: Criando e inserindo blocos (BLOCK, WBLOCK e INSERT)
  • 7. Aula 5.7: Inserindo blocos de janelas a partir do DESIGN CENTER
  • 8. Aula 5.8: Inserindo blocos de portas com TOOL PALLETES
  • 9. Aula 5.9: Inserindo eixos estruturais
  • 10. Aula 5.10: Definindo revestimentos e inserindo pilares
  • 11. Aula 5.11: Inserindo peças sanitárias
  • 12. Aula 5.12: Inserindo mobiliário
  • 1. Aula 6.1: Configurando escalas
  • 2. Aula 6.2: Texto técnico para desenho arquitetônico
  • 3. Aula 6.3: Criando e editando textos
  • 4. Aula 6.4: Configurando textos anotativos
  • 5. Aula 6.5: Inserindo textos nos ambientes
  • 6. Aula 6.6: Calculando as áreas dos ambientes
  • 7. Aula 6.7: Ajustando layers, blocos e template
  • 8. Aula 6.8: Inserindo dimensões de portas e janelas
  • 9. Aula 6.9: Como cotar desenhos arquitetônicos?
  • 10. Aula 6.10: Criando cotas anotativas
  • 11. Aula 6.11: Cotando a planta baixa
  • 1. Aula 7.1: Hachuras para desenho arquitetônico
  • 2. Aula 7.2: Inserindo hachuras nas alvenarias
  • 3. Aula 7.3: Inserindo hachuras de pisos quadrados
  • 4. Aula 7.4: Inserindo hachuras de pisos retangulares
  • 5. Aula 7.5: Trabalhando com hachuras sólidas e gradientes
  • 6. Aula 7.6: Carregando novas hachuras no AutoCAD
  • 7. Aula 7.7: Criando hachuras a partir de blocos ou imagens (SUPERHATCH)
  • 8. Aula 7.8: Calculando áreas irregulares com o comando HATCH
  • 1. Aula 8.1: Conceitos e elementos fundamentais de uma planta de cobertura
  • 2. Aula 8.2: Finalizando o pavimento térreo
  • 3. Aula 8.3: Definindo os beirais, cumeeiras e volume da caixa d’água
  • 4. Aula 8.4: Como escolher a altura do texto em função da escala do desenho?
  • 5. Aula 8.5: Critérios e dicas para cotagem da planta de cobertura
  • 6. Aula 8.6: Inserindo hachuras de telhas
  • 1. Aula 9.1: Conceitos e elementos fundamentais de um corte
  • 2. Aula 9.2: Definindo a posição dos cortes
  • 3. Aula 9.3: Puxando as linhas auxiliares das paredes
  • 4. Aula 9.4: Desenhando cortes de contrapisos, lajes, vigas e cintas
  • 5. Aula 9.5: Inserindo portas e janelas nos cortes
  • 6. Aula 9.6: Calculando e desenhando o volume da caixa d’água
  • 7. Aula 9.7: Calculando e desenhando a inclinação dos telhados
  • 8. Aula 9.8: Como utilizar o bloco inteligente da tesoura do telhado?
  • 9. Aula 9.9: Como utilizar os blocos inteligentes de telhas, calhas e rufos no corte transversal?
  • 10. Aula 9.10: Desenhando a base dos telhados do corte longitudinal
  • 11. Aula 9.11: Como utilizar os blocos inteligentes de telhados no corte longitudinal?
  • 12. Aula 9.12: Inserindo o madeiramento do telhado da varanda
  • 13. Aula 9.13: Inserindo peças sanitárias nos cortes
  • 14. Aula 9.14: Desenhando a área externa – muros, calçada e rua
  • 15. Aula 9.15: Inserindo eixos nos cortes│Desenhando portão
  • 16. Aula 9.16: Inserindo textos e níveis nos cortes
  • 17. Aula 9.17: Criando e editando linhas de chamada (MULTILEADER)
  • 18. Aula 9.18: Cotando e inserindo informações nos cortes
  • 19. Aula 9.19: Inserindo hachuras em paredes, elementos estruturais e áreas molhadas
  • 1. Aula 10.1: Conceitos e elementos fundamentais de uma fachada
  • 2. Aula 10.2: Puxando as linhas da fachada frontal a partir da planta baixa
  • 3. Aula 10.3: Desenhando o telhado da fachada frontal
  • 4. Aula 10.4: Finalizando a fachada frontal
  • 5. Aula 10.5: Desenhando a fachada lateral direita com aproveitamento do corte transversal
  • 6. Aula 10.6: Finalizando a fachada lateral direita
  • 7. Aula 10.7: Desenhando a fachada posterior com aproveitamento da fachada frontal e do corte longitudinal
  • 8. Aula 10.8: Desenhando a fachada lateral esquerda com aproveitamento da fachada lateral direita
  • 1. Aula 11.1: Diferenças entre a planta de locação (ou implantação) e a planta de situação
  • 2. Aula 11.2: Ajustes iniciais - escala, eixos, perímetro do terreno e perímetro da edificação
  • 3. Aula 11.3: Indicação de acessos, caminhos e garagem
  • 4. Aula 11.4: Trabalhando com textos anotativos em diferentes escalas
  • 5. Aula 11.5: Inserindo vegetação e equipamentos urbanos na implantação
  • 6. Aula 11.6: Humanização de cortes e fachadas
  • 7. Aula 11.7: Trabalhando com cotas anotativas em diferentes escalas
  • 8. Aula 11.8: Como distribuir os ambientes do projeto em relação ao norte e ao sol?
  • 9. Aula 11.9: Implantação simplificada para projetos de prefeitura
  • 10. Aula 11.10: Desenhando a planta de situação na escala 1:1000
  • 11. Aula 11.11: Importando imagens do Google Earth e do Google Maps em escala real
  • 1. Aula 12.1: Folhas padrão ABNT e dobramento
  • 2. Aula 12.2: Formatação da folha de desenho (MODEL SPACE e PAPER SPACE)
  • 3. Aula 12.3: Corrigindo erros e personalizando VIEWPORTS
  • 4. Aula 12.4: Editando a legenda e inserindo logotipo ou logomarca
  • 5. Aula 12.5: Importando tabelas de esquadrias e áreas do Excel (TABLE)
  • 6. Aula 12.6: Aumentando a produtividade com referências externas (XREF)
  • 7. Aula 12.7: Detalhamentos com referências externas (CLIPPING)
  • 8. Aula 12.8: Organização sequencial do projeto nas folhas
  • 9. Aula 12.9: Configuração de penas e arquivo .CTB
  • 10. Aula 12.10: Impressão do projeto a partir de arquivos PDF
  • 11. Aula 12.11: Impressão de projetos com várias folhas em um único arquivo
  • 12. Aula 12.12: Impressão do projeto a partir do MODEL SPACE diretamente para a impressora
  • 1. Aula 13.1: Personalizando e atualizando o template do curso
  • 2. Aula 13.2: Mudando textos em blocos de folhas ABNT e símbolos
  • 3. Aula 13.3: Corrigindo erros em blocos de telhados e níveis
  • 4. Aula 13.4: Transporte de arquivos com imagens e referências externas (ETRANSMIT)
  • 1. Aula 1: Introdução aos blocos inteligentes
  • 2. Aula 2: Controle de visibilidade em um bloco inteligente
  • 3. Aula 3: Alinhamento em um bloco inteligente
  • 4. Aula 4: Espelhamento em um bloco inteligente
  • 5. Aula 5: Redimensionamento em um bloco inteligente
  • 6. Aula 6: Cópias múltiplas em um bloco inteligente
  • 7. Palestra Extra: Bloco inteligente de caixilho│Como aumentar a produtividade no AutoCAD?
Acesse este link para receber as instruções do certificado.
https://www.dropbox.com/s/bwfahb6tkv0duy8/CERTIFICADO.zip?dl=0
  • 1. Como solicitar o certificado?

Dúvidas Frequentes

Emitiremos certificados para todos os alunos que comprarem os cursos na loja Construir e comprovarem, no mínimo, 70% de aproveitamento do curso. Para isso, o aluno deverá acompanhar e realizar todos os exercícios e projetos propostos e, ao final de cada curso, postar os exercícios em até um ano após a aquisição do material em nossa loja. O aluno deve desenvolver o projeto conforme determinado em cada curso, pelo professor correspondente. Os certificados serão emitidos gratuitamente em arquivos PDF e disponibilizados na plataforma do curso. Caso deseje certificado impresso, será cobrada uma taxa de R$ 50,00 pra cobrir custos de impressão e frete. Para dois ou mais certificados impressos, emitidos e enviados na mesma postagem, o valor será de R$40,00 por certificado. Para adquirir certificados impressos, envie um e-mail para vendas@cursosconstruir.com.br. Cada curso adquirido garante o direito a um certificado. A critério do comprador, o certificado poderá sair no nome de outra pessoa, com a condição de que os exercícios sejam desenvolvidos e enviados pelo interessado.
Nossa loja comercializa somente material próprio e/ou de parceiros, com a devida autorização. Comercializamos somente cursos e não programas (softwares). Em alguns cursos ensinamos como baixar as versões originais e gratuitas, diretamente do site do fabricante. As versões pagas devem ser adquiridos no site do fabricante ou revendedor. Versões FREE podem ser encontradas no site dos fabricantes ou revendedores como Autodesk, Google e Lumion 3D. Nos cursos, geralmente na primeira videoaula, ensinamos a baixar e a instalar as versões educacionais do AutoCAD e do Revit, diretamente do site da Autodesk.
O aluno terá o acompanhamento do(a) professor(a) ou de nossos monitores por e-mail. Também poderá postar suas dúvidas diretamente na página do curso ou, ainda, postar em nosso grupo de ajuda para alunos no Facebook: www.facebook.com/groups/cursosconstruir. Alguns cursos possuem grupo privado no Facebook, como é o caso dos cursos de Revit. Por e-mail e na plataforma serão respondidas dúvidas dos assuntos e projetos das videoaulas. Dúvidas de projetos particulares poderão ser postadas exclusivamente no grupo de ajuda do Facebook. Atenção: Embora a Arq. Roberta Vendramini seja a administradora do grupo, ele NÃO possui qualquer vínculo ou obrigação com esta loja ou com os cursos adquiridos. Constitui apenas mais um canal de APOIO e contato com outros profissionais e estudantes de AutoCAD e Revit para ajudar em seu aprendizado! Assim, não há qualquer obrigatoriedade em respostas e soluções para os problemas apresentados pelos membros, embora sempre haja pessoas on-line dispostas a ajudar.
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Para Trocas Parágrafo único: Fica facultado à Loja Construir o direito de não aceitar trocas de qualquer espécie. Em caso de problemas com acessos a arquivos de trabalho, efetuaremos o restabelecimento de links e materiais, conforme o caso. Para devoluções e cancelamentos: Em caso de arrependimento da compra, o aluno terá o prazo de 7 (sete) dias (conforme Decreto Federal 7962/13), a partir da confirmação do pagamento dos cursos, para solicitar a restituição do valor pago. É necessário, para tanto, seguir a orientação abaixo: Dentro do período mencionado, a solicitação precisa ser feita pelo e-mail vendas@cursosconstruir.com.br, pelo próprio estudante ou responsável (cujo e-mail foi cadastrado no momento da compra). O contratante possui o direito de entrar em “disputa” pela plataforma EAD – quando assim for feita a compra – para reaver o dinheiro, caso não receba acesso aos cursos no período determinado. Fica facultado à empresa o direito de não aceitar devoluções e/ou cancelamentos frequentes do mesmo consumidor ou pelo mesmo motivo. Caso ocorra a devolução do valor pago pelo estudante a este, não será concedido o certificado de conclusão do curso on-line, mesmo que o estudante alcance a média necessária nos testes ou outras avaliações propostas. Para casos não previstos nesta Política de Troca e Devoluções, pedimos que entre em contato conosco, pelos meios de comunicação disponíveis.
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